sábado, 23 de maio de 2009

'U2 3D' Mostra Como Podem Ser os Shows do Futuro


“U23D” é o primeiro registro de um show de rock utilizando tecnologia de filmagem para, como o título deixa claro, exibição em três dimensões. As imagens foram feitas durante a mais recente turnê dos irlandeses pela América do Sul, em 2006, com trechos do show realizado em São Paulo, mas com mais ênfase no da Argentina.

A exibição do filme nas salas do circuito IMAX, com sua tela de 20 metros de altura por 26 metros de largura, casa bem com a megalomania tão característica do vocalista Bono. Antes do início da sessão, a caprichada apresentação do equipamento de som do cinema, é a melhor parte. Segundo o site da distribuidora de "U2 3D", o filme deve ser exibido no Brasil no mês de outubro - são citados os estados de Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Assistir a “U23D” nesse ambiente é impressionante. Usando os grandes óculos especiais e encantados com o efeito proporcionado, no início da apresentação há muitas risadas e algumas esticam a mão e tentam tocar nos objetos. Uma ingenuidade que lembra os relatos das primeiras sessões de cinema da história.

Nos primeiros minutos, nos planos feito do meio da platéia, tem-se a nítida impressão de que as pessoas estão levantando o braço na sua frente, fazendo você mexer a cabeça pra desviar, como se estivesse num show. Produzir um efeito assim no espectador não é pouca coisa.

A massa de gente pulando filmada de cima, a profundidade dos planos, o volume da luz, os closes, as novas possibilidades de se utilizar fusões, tudo isso conta a favor. Nos melhores momentos, é se como se estivesse vendo ao vivo, principalmente nos enquadramentos mais próximos ao tamanho real das pessoas e objetos, como os feitos das laterais do palco.

Cenas gravadas no Estádio do Morumbi, em São Paulo, nos dias 20 e 21 de fevereiro, mostram o público recebendo o sucesso "Beautiful day". Nessa filmagens, optou-se por usar as câmeras de tomadas mais abertas.

Conheça o site U2 3D clicando Aqui

Nenhum comentário: